terça-feira, 5 de julho de 2011

A mulher cristã pode usar brinco, colar, maquiagem...?

Vamos analisar esta questão com base no texto de 1 Timóteo 2.9-10:
Como descrito nesta postagem, Paulo, tratando das mulheres, entra na questão do traje e ornamento feminino. Parece que este era outro problema que estava conflitando a comunidade.
Sem estabelecer “especificamente” o que pode ou não pode, no versículo 9, Paulo apresenta princípios para as mulheres em seu trajar e ataviar.
Quanto ao ornamento feminino, o apóstolo requer:
a) Ataviamento (ornamentação) com modéstia e bom senso. As mulheres, que são belas e sensuais por natureza, contam ainda com acessórios que dão maior destaque ao seu dom natural: são brincos, colares, anéis, pulseiras, penteados, maquiagem, etc. Quanto ao uso destes acessórios de ataviamento, Paulo não proíbe seu uso, mas exorta à modéstia, isto é, à simplicidade e moderação, bem como ao bom senso, que significa racionalidade, equilíbrio prudência e sabedoria.

b) Cabelos sem tranças com fios de ouro ou pérolas. Era uma maneira bem dispendiosa de se enfeitar. Seguindo o mesmo princípio anterior, não está sendo proibido o penteado. Paulo espera que o mesmo seja feito com modéstia e simplicidade, como se faz com a vestimenta.

Lembrando que o contexto da exortação paulina é a da prática litúrgica, daí a razão do v.10, o qual ensina sobre as boas obras, própria das mulheres piedosas. Ou seja, Paulo ensina que a espiritualidade não se fundamenta no exterior, como vestimenta e ornamentos, que podem ser até causa de conflitos dentro da comunidade. Antes, a espiritualidade é medida pela prática das boas obras. As mulheres cristãs, que pretendem ser piedosas (e todas deveriam ter esta pretensão), não podem se esquecer disto.
Há quem se diga contra a maquiagem porque a maligna rainha Jezabel é citada na Bíblia como alguém que usou deste expediente (2 Re 9.30). Quanto a isto, é preciso diferenciar os meios dos fins, isto é, das intenções. Entendo que o texto de Paulo a Timóteo já mostrou isto.
As coisas e objetos em si não são nem bons nem maus, mas as intenções ou os fins a que pretendemos em seu uso, por sua vez, estão carregados sempre de um valor moral, para o bem ou para o mal. Assim, antes de usar qualquer adorno ou de se maquiar, é importante que se saiba por quê. Esta motivação, quando errada, é que precisa ser urgentemente trabalhada. Além do mais, quando uma mulher cristã não estiver mal intencionada, ela conseguirá, com muito mais facilidade, usar da ornamentação feminina dentro dos parâmetros adequados da decência, modéstia e bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário