terça-feira, 5 de julho de 2011

A murmuração é música para o diabo

A murmuração é música para o diabo

Tem gente que vê dificuldade em tudo, só dá contra, e diz: “eu sou realista”. O que você acha desta atitude ? . Em I Coríntios 10 , Paulo relembra alguns pecados cometidos por Israel, no deserto, e as conseqüências da infidelidade, no versículo 10 ele faz a seguinte advertência: “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador”. Este versículo é uma referencia ao episódio narrado no livro de Números 14, quando os filhos de Israel foram duramente castigados pelo Senhor , por causa da murmuração.
“Murmurar” , conforme o dicionário , é soltar queixumes, lastimar-se, queixar-se em voz baixa, falara mal, apontar faltas, tomar mau juízo de alguém ou de alguma coisa. Foi exatamente o que aconteceu com o povo de Israel, e o Senhor indignou-se ante a atitude do povo: “Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim” Nm 14;26.
Nosso DEUS é misericordioso e providente . Ele conduz o seu povo e supre todas as nossas necessidades , por isso reprova a murmuração. A murmuração é um sinal claro de incredulidade , de ingratidão e de agir irrefletido.
A ação dos murmuradores consiste em puxar para trás , embora a providencia divina seja inconfundível durante a nossa jornada e nossos planos e ideais , existem pessoas que estão duvidando contentemente da ação de DEUS. A murmuração é fruto da incredulidade, pois os murmuradores, como já foi exposto, não crêem, não confiam.
Nossa murmuração é música para o diabo. Deus jamais poderá agir em um lar onde há divisão.
Penso que devemos tomar cuidado para não incorremos no pecado da murmuração. Ela pode ser muito prejudicial. Por isso atentar para o conselho do apostolo Paulo é uma coisa sensata “Fazei tudo sem murmuração nem contentas , para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros , filhos de DEUS inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo...”.
Que DEUS nos ajude...!

Calça comprida, corte e pintura do cabelo

Calça comprida, corte e pintura do cabelo – Deut. 22:5 e 1 Cor. 11:3-15

 “Sou evangélica, mas não acredito que o que mais importe para Deus seja a roupa… O que você diz sobre isto? Meu pastor afirmou que não devo vestir-me como homem e também pintar meus cabelos brancos, que tanto me incomodam… Será que ao fazê-lo estarei pecando contra Deus?” R.B., por e-mail.
Vamos à resposta bíblica, levando-se em conta o contexto cultural de Deuteronômio 22:5 e 1 Coríntios 11 – capítulos que geram (não por culpa da Bíblia, mas, do ser humano) controvérsias desnecessárias:
As normas existentes em muitas igrejas quanto ao uso da calça para mulheres e do corte de cabelo originaram-se devido às equivocadas interpretações de Deuteronômio 22:5 e 1 Coríntios 11:3-15. Tais textos, quando estudados à luz do contexto histórico, de modo algum apóiam a ideia de que o tipo de roupa usado pelas mulheres cristãs não possa variar com o passar dos anos; ou, que o cabelo delas não possa ser cortado. Farei uma breve análise com você a respeito do assunto para que tire suas próprias conclusões:
Deuteronômio 22:5 foi escrito numa época em que não existiam calças compridas, muito menos para mulheres. Naquele tempo, nem se cogitava a fabricação de tal produto. Portanto, Moisés não está tratando da calça comprida.
Moisés está orientando as mulheres para que não se vistam como homens. Lembremos que naquela época (e também nos tempos de Jesus), os homens usavam uma vestimenta que mais se assemelhava a uma saia…. O que diferenciava a vestimenta da mulher era uma espécie de cinto para prender a roupa na cintura (o homem usava um cinto de cor mais neutra. A mulher, algo mais colorido). É bem provável que o assunto tratado aqui seja o do travesti.
Na escócia, por exemplo, é costume os homens usarem saia. Será que Deus deixará de amar e salvar os escoceses por isto? De modo algum. Tal vestimenta faz parte da cultura deles (assim como nos tempos bíblicos). Assim, se algum pastor quiser fundamentar uma doutrina a respeito do vestuário na Bíblia, sem levar em conta o contexto histórico, terá também que ensinar aos irmãos da própria igreja a voltar a usar túnicas, parecidas com saias… O problema todo seria resolvido se levassem em conta que a roupa e o corte do cabelo são questões que variam de um tempo para outro.
Esses conceitos iniciais nos ajudam a entendermos o próximo texto bíblico.
1 Coríntios 11:3-15 foi escrito noutro contexto social. Na cidade de Corinto, uma mulher que cortasse o cabelo ou deixasse de usar o véu estava dizendo perante a sociedade que não mais estava sob a responsabilidade do marido, pai ou irmão mais velho e que, dali em diante, se tornara uma prostituta. Assim, para que as irmãs não fossem confundidas com as prostitutas e o testemunho delas se tornasse uma pedra de tropeço para a pregação do evangelho, Paulo pediu a elas que acatassem àquele costume da cidade de Corinto. Seria horrível para a igreja cristã se as irmãs fossem rotuladas por aquela cultura como sendo prostitutas. Já nos dias do Antigo Testamento, uma mulher prostitua foi identificada por encobrir o rosto com um véu (Gênesis 38:15). Percebeu o fator cultural?
O mesmo se dava em relação aos homens: em Corinto, todo aquele que deixasse o cabelo crescer era considerado homossexual. Já na época de Jesus (e do Antigo Testamento), o homem usava cabelo comprido normalmente. Era em Corinto que havia tal preconceito.
Assim, podemos ver que o assunto da calça comprida e do corte de cabelo não são princípios, mas questões culturais. Há na Bíblia costumes, que podem variar com o tempo por que foram dados apenas para um povo, de forma local. Existem também princípios, que são eternos, por terem sido transmitidos a todos e não a um povo específico. Nisto se enquadra o Sábado como dia de adoração e culto. Sendo que esse mandamento consta no Decálogo e que foi ordenado a todas as pessoas, não apenas para os judeus (ver Gênesis 2:1-3, Isaías 56:1-7, Marcos 2:28, etc.), deve ser observado para sempre em memorial ao Deus Criador. É importante diferenciarmos na Bíblia um PRINCÍPIO de um COSTUME.
Infelizmente, muitos se apegam a um costume cultural e deixam de lado um princípio universal e moral como o Sábado do Criador.
É lícito e correto o cristão se vestir decentemente e com modéstia (1 Timóteo 2:9), pois inclusive em nosso modo de vestir podemos refletir o caráter de Jesus. Porém, isto não significa que devamos ser desleixados com nossa aparência ou com o corpo, pois isso desagrada a Deus. Aqui podemos tratar do pintar o cabelo. Se a pessoa o faz por uma necessidade, para corrigir um problema ocasionado pelo pecado (Deus não criou o ser humano para envelhecer) qual o problema nisto? O errado seria pintar o cabelo com cores chamativas, que não levam a atenção dos outros para Deus.
Sendo que o corpo é o “templo do Espírito Santo” (1 Coríntios 3:16-17, 6:19-20) e o cabelo faz parte dele, também deve ser cuidado. Entretanto, tal questão (de cortar ou não o cabelo) deve ser analisada por cada um, individualmente, respeitando a opinião daqueles que pensam diferente. Também nesse tipo de atitude nosso cristianismo é manifesto.
Espero que essas reflexões lhe ajudem.
Um abraço,

O guarda-roupa feminino: A roupa da mulher cristã

É uma dúvida recorrente entre os cristãos: Qual a roupa que a mulher cristã deve usar? Ela pode usar roupas caras? Por que as mulheres, mesmo as cristãs, são tão fascinadas por roupas?
Vamos analisar estaquestão com base no texto de 1 Timóteo 2.9-10:
Este texto de Paulo está inserido em um contexto que está tratando da prática litúrgica da oração na igreja de Éfeso (2.1-7,8a). Os homens, como de costume, oravam com as mãos levantadas. Relevante, mesmo, é o que Paulo atribui em seguida: Que estas orações deveriam, essencialmente, partir de pessoas “santas, sem ira e sem animosidade (ânimos exaltados com disposição a brigar)” (2.8b).
Importante considerar que a igreja de Éfeso estava passando por um sério conflito interno. Um grupo de falsos mestres estava tumultuando a igreja, provocando discussões que visavam corromper a sã doutrina (1.1-7,10). Percebe-se que a preocupação de Paulo em manter Timóteo em Éfeso fora justamente a de arrefecer os ânimos da igreja e a de velar pela continuidade da verdade (sã doutrina) (1.3).
Sendo assim, fica clara a intenção de Paulo de exortar os homens à oração num estado interior de santidade, sem ira e altercação (2.8).
Passando a tratar das mulheres, Paulo entra na questão do traje e ornamento feminino. Parece que este era outro problema que estava conflitando a comunidade.
Sem estabelecer “especificamente” o que pode ou não pode vestir, no versículo 9, Paulo apresenta princípios para as mulheres em seu trajar e ataviar:

Quanto à roupa, Paulo exorta ao traje decente e vestuário não dispendioso.
Decência está relacionada ao pudor. Uma mulher veste-se com indecência quando, sem vergonha ou pudor, apela para vestimentas que provocam e ofertam uma sensualidade facilitada, barata e chamativa.
Importante considerar que a beleza e a sensualidade feminina lhe são naturais. Não se trata, portanto, de usar uma roupa que venha negar, esconder ou anular estas suas qualidades inatas. O objetivo paulino é a decência, isto é, o respeito aos limites, ao pudor e à moral aceitável pela comunidade cristã, para que não se caia no vulgar e desavergonhado.
Nos dias atuais, cuja moda e cultura são imensamente diferentes da época neotestamentária, é possível e necessário que as mulheres cristãs se pautem por este mesmo princípio da decência. Fato que a sensualidade feminina, na moda atual, adentrou o campo do fetiche, e da exploração comercial do sexo. Sendo assim, às mulheres cristãs, cabe o desafio de escolher adequadamente o que o comércio lhe oferece como vestimenta sem deixar-se levar pela moda apelativa, com roupas que expõe o corpo feminino até mesmo ao erótico.
É conhecida, também, certa fascinação que as mulheres têm por roupas. No capitalismo atual, este é um dos principais “motores” do comércio. Algumas mulheres cristãs entram em dívidas e até acabam se comprometendo com cheques sem fundo ou com os juros exorbitantes do cartão de crédito. Por que fazem isto? Sem dúvida, as mulheres tendem ao lema vaidoso que diz que “a aparência define quem você é”. Ora, dentro deste princípio, uma roupa cara ajuda muito neste processo de formação da imagem do "eu".
Quanto a isto, Pedro exortou:
“Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus” (1Pe 3.3-4).
Pedro e Paulo estão proibindo as mulheres de usarem roupas bonitas, de qualidade? Não, mas exortam a um vestuário que obedeça aos parâmetros da modéstia, isto é, da simplicidade e humildade, fazendo isto com moderação e bom senso, esclarecendo que a beleza do “eu” não está fundamentada no exterior, antes, no interior. Ou seja, a beleza interior irradia para o exterior, não o vice-versa. À mulher cristã, portanto, cabe o desafio de vestir-se, não para desfilar e engrandecer seu “eu”, mas, sem exageros e com racionalidade, de ser apenas como Deus a fez: bonita.

A mulher cristã pode usar brinco, colar, maquiagem...?

Vamos analisar esta questão com base no texto de 1 Timóteo 2.9-10:
Como descrito nesta postagem, Paulo, tratando das mulheres, entra na questão do traje e ornamento feminino. Parece que este era outro problema que estava conflitando a comunidade.
Sem estabelecer “especificamente” o que pode ou não pode, no versículo 9, Paulo apresenta princípios para as mulheres em seu trajar e ataviar.
Quanto ao ornamento feminino, o apóstolo requer:
a) Ataviamento (ornamentação) com modéstia e bom senso. As mulheres, que são belas e sensuais por natureza, contam ainda com acessórios que dão maior destaque ao seu dom natural: são brincos, colares, anéis, pulseiras, penteados, maquiagem, etc. Quanto ao uso destes acessórios de ataviamento, Paulo não proíbe seu uso, mas exorta à modéstia, isto é, à simplicidade e moderação, bem como ao bom senso, que significa racionalidade, equilíbrio prudência e sabedoria.

b) Cabelos sem tranças com fios de ouro ou pérolas. Era uma maneira bem dispendiosa de se enfeitar. Seguindo o mesmo princípio anterior, não está sendo proibido o penteado. Paulo espera que o mesmo seja feito com modéstia e simplicidade, como se faz com a vestimenta.

Lembrando que o contexto da exortação paulina é a da prática litúrgica, daí a razão do v.10, o qual ensina sobre as boas obras, própria das mulheres piedosas. Ou seja, Paulo ensina que a espiritualidade não se fundamenta no exterior, como vestimenta e ornamentos, que podem ser até causa de conflitos dentro da comunidade. Antes, a espiritualidade é medida pela prática das boas obras. As mulheres cristãs, que pretendem ser piedosas (e todas deveriam ter esta pretensão), não podem se esquecer disto.
Há quem se diga contra a maquiagem porque a maligna rainha Jezabel é citada na Bíblia como alguém que usou deste expediente (2 Re 9.30). Quanto a isto, é preciso diferenciar os meios dos fins, isto é, das intenções. Entendo que o texto de Paulo a Timóteo já mostrou isto.
As coisas e objetos em si não são nem bons nem maus, mas as intenções ou os fins a que pretendemos em seu uso, por sua vez, estão carregados sempre de um valor moral, para o bem ou para o mal. Assim, antes de usar qualquer adorno ou de se maquiar, é importante que se saiba por quê. Esta motivação, quando errada, é que precisa ser urgentemente trabalhada. Além do mais, quando uma mulher cristã não estiver mal intencionada, ela conseguirá, com muito mais facilidade, usar da ornamentação feminina dentro dos parâmetros adequados da decência, modéstia e bom senso.

O que Importa Nessa Vida

O que Importa Nessa Vida

Há alguns anos atrás,nas Olimpíadas Especiais de Seattle, nove participantes,todos com deficiência mental ou física,alinharam-se para a largada da corrida dos cem metros rasos. Ao sinal todos partiram.  Todo com exceção de um garoto, que tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro olharam para trás. Então eles viraram e voltaram.  Uma das meninas com Síndrome de Down, ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse: "Pronto, agora vai sarar". E todos os noves competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada.  O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos. E as pessoas que estavam ali naquele dia, continuam repetindo essa história até hoje. Por que lá no fundo, nós sabemos que o que importa na vida é mais do que ganhar sozinho. O que importa nessa vida é ajudar os outros a vencer , mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso.

Amar é:

''Permita-se assumir o risco de demonstrar seu amor, mesmo que a outra pessoa não vá aceitá-lo, porque amar alguém não é um problema nem um defeito; é uma virtude.”

Amar é: 

Renunciar-se de algo por alguém, é respeitar esse alguém, é dedicar-se plenamente, é confiar, é entregar-se...
Tudo isso é virtude... Que são qualidades que só quem ama tem!
Nunca tenha medo de declarar seu amor a alguém, quem quer que seja, seu pai, sua mãe, seus irmãos, filhos, amigos... Ou uma pessoa que não é nada seu, apenas uma pessoa por quem se apaixonou, e se não houver reciprocidade, é que por um instante vc se enganou, pois a pessoa certa sempre vem, mas às vezes nos confundimos por não esperarmos o tempo de Deus... Por isso nunca desista Ame sempre!!! 


segunda-feira, 4 de julho de 2011

1 Coríntios 13

1 Coríntios 13
1.Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2.E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3.E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4.O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5.Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6.Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7.Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8.O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9.Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
10.Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
11.Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12.Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
13.Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.